The 4Cs of Diamonds

Os 4Cs

Cada diamante, como as digitais, tem certas características distintas. Os 4Cs – cor (“color”), pureza (“clarity”), lapidação (“cut”) e peso em quilates (“carat weight”) – são padrões globalmente aceitos para avaliar a qualidade de um diamante. Na Tiffany, aceitamos apenas 0,04% dos diamantes com qualidade classificada do mundo.

O líder na rastreabilidade de diamantes

Acreditamos que uma habilidade artesanal refinada começa com o respeito pela natureza, a compra responsável de matérias-primas de alta qualidade e continua até a criação da joia final. Desde o momento em que são extraídos, os diamantes Tiffany selecionados para nossos anéis de noivado estão sempre nas mãos de artesãos altamente habilidosos, que trabalham com paixão e precisão para revelar luz e vitalidade intensas. Quando um diamante bruto é considerado digno do nome Tiffany, ele é entregue aos nossos especialistas em lapidação de diamantes e artesãos. A Tiffany tem orgulho de empregar cerca de 1.500 lapidadores e polidores experientes em nossas oficinas de última geração para garantir que nossas práticas de extração honrem os lugares e as pessoas que nos brindam com essa beleza espetacular. Vamos além dos limites do Processo de Kimberley, com controle próprio da cadeia de custódia e a promoção de padrões globais mais rígidos para garantir a proteção dos direitos humanos e ambientais.



Perguntas frequentes

O que é o diamante?

O diamante é uma pedra formada pelo elemento carbono. Sob alta temperatura e pressão, átomos formam uma estrutura cristalina cúbica.

Os diamantes são raros?

Formados há três bilhões de anos sob a superfície da Terra, os diamantes são um milagre da natureza. Do número limitado de diamantes com qualidade classificada do mundo, apenas 0,04% atende aos nossos padrões rigorosos. A cada 10.000 diamantes brutos que avaliamos, apenas quatro serão lapidados.

O que são os 4Cs?

Lapidação (cut), pureza (clarity), cor (color) e peso em quilates (carat weight) compõem os 4Cs.

Quais são as características de um diamante Tiffany & Co.?

A qualidade do diamante depende de uma combinação dos 4Cs: cor (color), pureza (clarity), lapidação (cut) e peso em quilates (carat weight). Entretanto, a Tiffany & Co. acredita que a característica mais importante é a lapidação do diamante. Mais do que qualquer outro fator, a lapidação determina o brilho, o fulgor e a beleza geral do diamante. Se um diamante tem uma lapidação ruim, ele parecerá opaco mesmo se tiver classificações de cor e pureza altas.

 

A Tiffany está comprometida com a elaboração dos diamantes com as proporções mais especializadas. Em nossas oficinas, cerca de 1.500 dos artesãos mais talentosos do mundo elaboram os diamantes de acordo com padrões rigorosos. Essa precisão é o que diferencia os diamantes Tiffany.

 

Para saber mais sobre os 4Cs, consulte o Guia de Diamantes.

Qual C é o mais importante?

Os 4Cs – cor (“color”), pureza (“clarity”), lapidação (“cut”) e peso em quilates (“carat weight”) – são padrões globalmente aceitos para avaliar a qualidade de um diamante.

 

A qualidade do diamante depende de uma combinação dos quatro "Cs". Entretanto, a Tiffany & Co. acredita que a característica mais importante é a lapidação do diamante. Mais do que qualquer outro fator, a lapidação determina o brilho, o fulgor e a beleza geral do diamante.

 

Para saber mais sobre os 4Cs, consulte o Guia de Diamantes.

Como devo cuidar dos meus diamantes?

Poeira, poluição e o uso diário conspiram para ocultar o brilho das pedras preciosas e das superfícies de platina e ouro. A Tiffany & Co. sugere que seu anel receba manutenção profissional periódica. Nossa equipe treinada verificará a cravação e fará uma limpeza minuciosa na sua joia.

 

Entre limpezas profissionais, a Tiffany & Co. recomenda o uso ocasional do seu kit de limpeza de joias ou um produto de limpeza não abrasivo para joias com diamante. Joias com outras pedras além de diamantes podem precisar de outros cuidados.

O que são diamantes livres de conflito?

Diamantes livres de conflito são provenientes de países com participação plena no Sistema de Certificação do Processo de Kimberley. Eles não são usados para financiar conflitos armados que visam minar governos legítimos. A Tiffany tem uma política de tolerância zero para diamantes de conflito, e nossos padrões vão além dos requisitos do Processo de Kimberley. 

A Tiffany oferece diamantes livres de conflito?

Sim. A Tiffany tem uma política de tolerância zero para diamantes de conflito. Os diamantes Tiffany são obtidos de forma responsável de minas e fornecedores conhecidos, e a maioria de nossas pedras preciosas vem de Botsuana, Namíbia, África do Sul, Rússia e Canadá.

Qual é a diferença entre diamantes naturais e criados em laboratório?

Diamantes naturais são formados sob a superfície da Terra de forma natural ao longo de muitos anos. Diamantes criados em laboratórios são feitos pelo homem e podem ser formados em pouco tempo. Os diamantes naturais costumam conter uma pequena quantidade de nitrogênio e outras impurezas, e os criados em laboratório, não. Os diamantes Tiffany são obtidos de forma responsável de minas e fornecedores conhecidos, e a maioria de nossas pedras brutas vem de Botsuana, Namíbia, África do Sul, Rússia e Canadá.

A Tiffany oferece diamantes comprados eticamente?

Acreditamos que o trabalho artesanal de qualidade começa com a extração responsável. Na Tiffany, valorizamos o conhecimento e o compartilhamento da jornada de nossos diamantes. Diferentemente de outras joalherias, obtemos a maioria de nossos diamantes e metais brutos de fornecedores conhecidos.

Como posso saber mais sobre a proveniência do meu diamante Tiffany?

Como parte da nossa jornada artesanal do diamante, trabalhamos para garantir práticas responsáveis em todas as etapas. Desde sua extração, o diamante Tiffany vivencia uma jornada marcante por todo o mundo, passando pelas mãos de um artesão especializado a outro até ser digno da icônica Tiffany Blue Box®. Em 2020, nós nos tornamos a primeira joalheria global de luxo a divulgar o local de elaboração de nossos diamantes serializados comprados recentemente.

 

A Tiffany tem a satisfação de oferecer informações adicionais sobre nossas práticas de compra e a origem de seu diamante registrado individualmente. Entre em contato com o Atendimento ao Cliente pelo telefone 11 3927 1880 para esclarecer suas dúvidas ou fale com um profissional de vendas em nossas lojas. Quando estiver lá, aproveite para obter uma limpeza gratuita e uma verificação das garras do seu anel, ou veja nosso icônico anel de noivado Tiffany True. 

Qual formato ou lapidação de diamante parece maior?

Embora alguns digam que formatos alongados, como oval, pera e esmeralda, pareçam maiores no dedo, outros acreditam que o brilho de um diamante com lapidação brilhante é o que o destaca à distância.