A pureza do diamante é uma medida de características naturais e da raridade da pedra, classificada pela visibilidade dessas características com uma ampliação de dez vezes. Uma pedra é avaliada como pura se, sob uma ampliação de dez vezes, nenhuma inclusão (impureza interna) e nenhuma mancha (impureza externa) forem visíveis. Na Tiffany, aceitamos apenas 0,04% dos diamantes com qualidade classificada do mundo.
Tabela de pureza do diamante
As inclusões do diamante são impurezas internas. A Tiffany rejeita quaisquer diamantes com impurezas visíveis a olho nu.
FL
Diamantes FL são puros (Flawless)
IF
Diamantes IF são internamente puros (Internally Flawless)
VVS1 VVS2
Diamantes VVS (1 e 2) têm inclusões mínimas (Very, Very Slightly Included)
VS1 VS2
Diamantes VS (1 e 2) têm inclusões muito pequenas (Very Slightly Included)
SI1 SI2
Diamantes SI (1 e 2) têm pequenas inclusões (Slightly Included)
I1 I2 I3
Diamantes I (1, 2 e 3) são imperfeitos (Imperfect)
Os padrões gemológicos desta seção se referem somente a diamantes registrados individualmente de determinados estilos de anéis de noivado.
Padrão Tiffany de pureza
Os rigorosos padrões de classificação de diamantes da Tiffany são aplicados com conhecimento, integridade e precisão. Quando a Tiffany acredita que a pureza de um diamante está no limite entre duas classificações, ela sempre avalia a pedra como sendo de grau inferior, nunca aumentando o grau de pureza de um diamante de maneira imprecisa.
A pureza do diamante é realmente importante?
Um diamante com classificação de pureza baixa tem múltiplas inclusões, o que afeta diretamente o brilho. Como as inclusões impedem a refração e o retorno da luz, quanto menor o grau de pureza, mais turvo o diamante será.
“Se algo tira a beleza da pedra, não a aceitaremos.”
– Hannah Jee, classificadora de diamantes
Perguntas frequentes
A melhor classificação de pureza do diamante é FL, “flawless” (puro). Conheça o Guia de Diamantes para obter mais informações e conhecer nossa tabela de pureza.
A pureza do diamante é uma medida de características naturais e da raridade da pedra, classificada pela visibilidade dessas características com uma ampliação de dez vezes. A cor do diamante refere-se ao tom natural inerente aos diamantes incolores.
A pureza do diamante é uma medida de características naturais e da raridade da pedra, classificada pela visibilidade dessas características com uma ampliação de dez vezes. A lapidação do diamante é determinada pela forma como as facetas do diamante interagem com a luz, além de sua simetria, proporção e polimento.
Os 4Cs