“O dia em que Elsa Peretti se tornou parte da Tiffany & Co. foi quando iniciamos uma nova era em nossa história de inovação em design.” 

— Michael J. Kowalski, ex-presidente e diretor executivo da Tiffany & Co. 

Nascida na Itália, ela frequentou escolas em Roma e na Suíça, e retornou a Roma para conquistar seu diploma em design de interiores. Em 1969, ela havia se estabelecido como modelo em Nova York e Barcelona e começava a criar suas próprias joias. O designer de moda norte-americano Giorgio di Sant’Angelo usou algumas de suas joias em um desfile, e foram um sucesso instantâneo. Foi durante essa época que ela conheceu o lendário designer Halston, que se tornou seu amigo de longa data e frequente colaborador. 

Como uma bem-sucedida designer de joias, com uma década de coleções cobiçadas – como Bottle, Open Heart, Bean design e, é claro, seus braceletes Bone – foi apenas no início da década de 1980 que suas coleções para a Tiffany começaram a incluir designs para a casa em porcelana,cristal e prata. Como suas joias, esses novos designs foram elogiados por suas formas fluidas e qualidade tátil. Eles representam o amor pela vida, o calor de um anfitrião generoso e a ideia de que beleza e utilidade devem estar sempre unidas. 

 

 

“O toque é importante: muitas de minhas inspirações vêm de coisas táteis.”

Como reconhecimento por sua carreira extraordinária, a Tiffany criou o Elsa Peretti Professorship para o departamento de Design de Joias no Fashion Institute of Technology (FIT), a primeira disciplina concedida na história do FIT. Em 2001, a designer recebeu o título honorário de Doctor of Fine Arts pelo FIT.

 

Ela também recebeu o Coty Award for Jewelry em 1971 e o President’s Fellow Award da Rhode Island School of Design em 1981. Em 1996, o Council of Fashion Designers of America a nomeou “Accessory Designer of the Year”. Os designs de Elsa Peretti estão nas coleções permanentes do Museu Britânico, em Londres, no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, no Museu de Belas-Artes de Boston, e no Museu de Belas-Artes de Houston.

 

Poucos designs são capazes de manter seu estilo e beleza durante décadas, mas as peças de Elsa Peretti permanecem modernas.