“Quando alguém olhar para uma vitrine da Tiffany, quero que olhe duas – ou até três – vezes. Quero que as pessoas experimentem a percepção súbita e nova que os filósofos zen chamam de ‘mono-no-aware’, em japonês.”

 

— Gene Moore

 

O fundador da Tiffany & Co., Charles Lewis Tiffany, era o perfeito showman. Muito antes de sua época, ele entendeu o desejo humano universal de sonhar com coisas maiores do que nós, e desde a primeira loja em Nova York, em 1837, as fantásticas vitrines da Tiffany inspiraram exatamente isso. Charles Tiffany percebeu a importância do teatro e estava disposto a colocar de tudo em suas vitrines para chamar a atenção das pessoas. Em 1868, o showman P.T. Barnum encomendou uma carruagem de cavalos de prata em miniatura com joias como presente para o artista de circo de 89 cm, General Tom Thumb, e sua noiva. A carruagem foi exibida nas vitrines da loja flagship da Tiffany, localizada na 550-522 Broadway, e chamou a atenção de pedestres que passavam na frente.

 

O fascínio duradouro das vitrines da Tiffany é mostrado no icônico filme Bonequinha de Luxo. Holly Golightly, interpretada por Audrey Hepburn®, encanta-se pela vitrine da loja flagship da Tiffany na Quinta Avenida, em Nova York. “Quando me sinto assim, a única coisa que me faz bem é pular dentro de um táxi e ir à Tiffany. Me acalma na mesma hora, a tranquilidade, a aparência; nada de ruim pode me acontecer lá”, ela diz.